quinta-feira, 28 de julho de 2011
Uruguai conquista titulo da Copa América e Loco Abreu cai nas graças da torcida do Glorioso
Loco Abreu festeja título com bandeira do Botafogo
Arévalo agradece torcida do Botafogo pelo Uruguai na Copa América
E, mesmo de saida do Botafogo, o volante uruguaio Arévalo Rios agradece esse carinho.
- Saúdo a torcida do Botafogo que está torcendo pelo Uruguai – afirmou.
Loco Abreu quer devolver carinho da torcida com Botafogo no topo
Celeste alvinegra. A combinação de cores que deu nome à camisa feita em homenagem a participação de Loco Abreu na Copa do Mundo resume bem o que foi a mobilização da torcida do Botafogo durante os jogos do Uruguai, em especial quando o atacante entrava em campo na África do Sul.
De volta ao Rio de Janeiro, o camisa 13 agradeceu o apoio do público e prometeu que fará de tudo com a camisa do Bota para recompensar a força recebida durante o Mundial.
- Foi um prazer ver a força que a torcida do Botafogo deu para o Uruguai. Sou muito grato. Agora quero em campo devolver todo o carinho que eles me deram. Isso vai ficar na minha lembrança - disse.
Por estar no Bota somente há pouco mais de meia temporada, El Loco se mostrou surpreso com a identificação da torcida e admitiu que ficou surpreso por tanto:
- Não esperava pela festa nos jogos do Uruguai. É uma satisfação ver que existe uma relação assim em tão curto período. Vou tratar de colocar o clube no topo.
Por Loco Abreu, botafoguenses deixam Fifa Fan Fest com jeito de Maraca
O Brasil está fora da Copa do Mundo, mas os botafoguenses ainda tinham para quem torcer. Nesta terça, dezenas de alvinegros estiveram presentes à Fifa Fan Fest, em Copacabana, para assistir a Uruguai x Holanda. Por causa de Loco Abreu, todos decidiram apoiar o time celeste, como se fosse o próprio Botafogo.
Três bandeiras, uma delas com a imagem do atacante, e várias faixas do clube davam um clima de estádio ao local. Durante a partida, várias músicas do Botafogo compuseram a trilha sonora da torcida.- Estou aqui por amor ao Botafogo. Loco Abreu acabou com o Flamengo no Carioca e por isso é nosso ídolo. Estou aqui para apoiar ele pelo que fez pela gente - disse o estudante Rafael Santos.
Apesar da torcida, o Uruguai entrou em campo sem Loco Abreu entre os titulares. Nada que diminuísse o ânimo dos torcedores.
- Ele vai entrar no segundo tempo e fazer o gol da vitória. Vai ser 2 a 1 para o Uruguai - garantiu o também estudante André Lomeu.
Loucura no Botafogo: por Abreu, alvinegros torcem pelo Uruguai
Mundo. Por causa de Loco Abreu, torcedores, jogadores e até o presidente Maurício Assumpção passaram a acompanhar e vibrar com a seleção do Uruguai. Nesta quarta-feira, um grupo de torcedores alvinegros se juntou no restaurante do clube para assistir à partida da Celeste contra a África do Sul.
- Torço mais pelo Uruguai do que pelo Brasil. A gente não tem nenhum jogador representando a seleção brasileira, mas tem o Loco no Uruguai. Primeiro, o Botafogo, depois, o Brasil - explicou a estudante Fernanda Medeiros.
E para quem pensa que a torcida era tímida, está enganado. Durante o jogo, os torcedores vibravam a cada lance do Uruguai, como se fosse do Botafogo. Na hora do gol, todos se levantaram e gritaram muito. E também pediram uma nova contratação. “aaaa....Ano que vem traz o Forlán”.
- Ele já tem uma relação com o Loco, um entrosamento. Pode trazer ele e o Lugano para reforçar o time - pedia o também estudante Hans Cristian.
A todo momento em que era anunciada uma substituição, os torcedores se animavam e gritavam o nome de Loco Abreu. Mas o técnico Oscar Tabarez não colocou o atacante em campo, frustrando os botafoguenses, que criticaram: "burro, burro, burro".
Torcida do time e da diretoria
Antes da partida entre Uruguai e África do Sul, o atacante Jobson foi apresentado como reforço da equipe alvinegra para a temporada. E até ele já está torcendo pelo seu companheiro.
- Vou torcer, sim, pelo Loco Abreu na Copa do Mundo - afirmou.
Ao seu lado, o presidente Maurício Assumpção também desejava sorte ao seu atacante. Mas lamentava a ausência dele na reapresentação do grupo, nesta quinta-feira.
- Não torço exatamente pelo Uruguai. Meu segundo time é Loco Abreu. Torço por ele. Mas ele faz uma falta danada no clube. Não só tecnicamente, mas pelo grupo, a forma como ele interage com todos os atletas - explicou.
Caio também não torce especificamente para o Uruguai mas, como todos no clube, deseja sorte a Abreu.
- Eu vou ficar na torcida para o Loco realizar uma boa Copa do Mundo individualmente. Eu sou Brasil e vou torcer apenas para a nossa seleção. Não tem como torcer pelo Uruguai, principalmente pela nossa rivalidade.domingo, 2 de janeiro de 2011
ESPECIAL: A Década do Botafogo
A estrela solitária voltou a brilhar em 2010. O Botafogou interrompeu uma sequência de vice-campeonatos para o Flamengo e derrotou o rival no Carioca deste ano. E não foi uma simples conquista. Teve sabor especial. O Glorioso venceu os dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) e não precisou jogar finais. Além disso, a arrancada para o título começou após uma goleada de 6 a 0 imposta pelo Vasco. Aí chegou Joel Santana. O resultado todos sabem: campeão estadual.
A década teve um rebaixamento para a Série B do Brasileiro, mas logo superado. O Botafogo voltou à elite nacional e passou por um processo de reorganização. A estrutura alvinegra melhorou. O Botafogo tem como casa o Engenhão, um dos estádios mais modernos do Brasil, e esperança de ter muito sucesso nos próximos dez anos.
Títulos:
2006 - Campeonato Estadual
2010 - Campeonato Estadual
Time ideal:
Jefferson; Joílson, Sandro, Juninho e César Prates; Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio e Zé Roberto; Dodô e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana
Jogo mais marcante:
Botafogo 2x1 Flamengo (2010)
Em disputa pela final do Estadual, após três derrotas seguidas para o rival, o Glorioso vence com gols da dupla de ataque Herrera e Loco Abreu, com cavadinha do último. Mesmo com uma equipe teoricamente mais fraca, o Alvinegro derrota o adversário que contavas com astros como Adriano, Vagner Love e Bruno. Jefferson ainda pegou um pênalti do Imperador. O jogo lavou a alma dos botafoguenses.
Jogo mais decepcionante:
River Plate 4x2 Botafogo (2006)
Oitavas de final da Sul-Americana. Mesmo sem ser uma decisão, o jogo teve proporções catastróficas e traumatizou o torcedor alvinegro. O Glorioso vencera o primeiro jogo por 1 a 0 e no segundo tempo batia os argentinos por 2 a 1 com um homem a mais em campo. A célebre frase " Tem coisas que só acontecem ao Botafogo" nunca se encaixou tão bem como desta vez, traduzindo bem a tragédia. Faltando pouco mais de 15 minutos, a equipe tomou três gols, sendo o último deles nos acréscimos e conseguiu a façanha de perder uma classificação encaminhada. Decepção é a palvara para este triste episódio.
Botafogo ganha mais um ídolo na década, Loco Abreu
Grande ídolo do Botafogo após Túlio Maravilha, fez o gol do título estadual após três vice-campeonatos seguidos sobre o maior rival, cobrando pênalti com sua cavadinha "humilhando" Bruno, algoz das últimas decisões. Mesmo com apenas um ano de clube, seus gols, sua raça e seu forte carisma enlouqueceram o torcedor alvinegro que viu no uruguaio um novo ídolo. Loco Abreu é supersticioso como o Botafogo e só joga com a 13. É a cara do Glorioso.
CBF unifica titulos e o Botafogo é Bi-Campeão Brasileiro
Com o anúncio da CBF, foi realizada uma cerimônia na qual o presidente do clube Mauricio Assumpção e o vice Antônio Carlos Mantuano compareceram.
Ricardo Teixeira, presidente da entidade máxima do futebol brasileiro explicou a sua decisão de unificar os títulos. "Fui procurado com uma vasta documentação em que os clubes pediam o reconhecimento dos campeonatos de 1959 a 1970. A CBF está tomando uma decisão histórica na medida que reconhece um passado de ouro do futebol brasileiro. Como presidente da CBF, tenho o orgulho de parabenizar os jogadores e torcedores de Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Bahia e Cruzeiro pelas conquistas ", disse.
Para o Botafogo, o reconhecimento do título da Taça Brasil de 1968 premia uma geração de ouro do clube, que encantou o país e o mundo na década de 60. Neste período, o Glorioso foi bicampeão carioca duas vezes (em 1961 e 1962 e em 1967 e 1968), conquistou três vezes o Rio-São Paulo (1962, 1964 e 1966), sem contar os diversos títulos em excursões internacionais.
Além disso, o Botafogo foi base da Seleção Brasileira em seus anos dourados, com a conquista de três Copas do Mundo em quatro disputadas. Nilton Santos, Garrincha e Didi (1958 e 1962), Amarildo e Zagallo (1962), Jairzinho, Paulo Cézar Caju e Roberto Miranda (1970) eram jogadores do clube nestes títulos. Fora eles, Paulinho Valentim, Quarentinha, Manga, Gerson (também campeão do mundo), Rildo, Sebastião Leônidas, Carlos Roberto, Waltencir e Nei Conceição, entre outros, também serviram à Seleção no período.
Em comunicado o Botafogo parabenizou os jogadores da conquista: "(São) os heróis da Taça Brasil de 1968, eternos ídolos do clube e, agora, campeões brasileiros oficialmente".
*Com a unificação, o Botafogo tornou-se o primeiro time carioca a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018
Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti. Defesa do título ca...
-
Em 11 de dezembro de 2000, a FIFA divulgou uma lista oficial na qual constava os maiores clubes de futebol do Século XX A pesquisa foi feita...
-
Galeria de Troféus do Botafogo Títulos Nacionais Oficiais Campeonato Brasileiro: 1968/1995 Títulos Nacionais Amistosos Torneio Triang...
-
Porque o Botafogo é o 12º Maior Clube do Século XX? Muitos Torcedores de outros clubes, questionam a FIFA por eleger o Botafogo como o 12º ...