segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Década de 60, Anos de Glórias para o Glorioso

A Década de 60 foi uma Década Gloriosa pro Botafogo, foi o Ano de Muitas Conquistas, Jogadores como Nilton Santos, Garrincha, Gerson, Jairzinho, Zagallo, Manga, Amarildo e muitos outros Craques fizeram História no Time do Botafogo, entre 1960 até 1968 o Clube Conquistou 3 Torneios Rio-SP 1962, 1964, 1966, foi Bicampeão Carioca em 1961-1962 e Voltou a ser Bicampeão Carioca em 1967-1968 além de ser Bicampeão da Taça Guanabara 1967-1968 e Conquistar a Taça Brasil em 1968 e ser eleito pelo COI o Time Campeão da Terra, Mar e Ar por ter ganho Títulos em Todas as Modalidades.

O ano de 1962 foi absolutamente excepcional para o Botafogo de Futebol e Regatas, porque além de ceder cinco titulares ao escrete canarinho bi-campeão do mundo – Garrincha, Didi, Nílton Santos, Amarildo e Zagallo – obteve 120 títulos distribuídos em 80 títulos de campeão e 40 títulos de vice-campeão.

No ano em que comemorava vinte anos da fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club, o Botafogo de Futebol e Regatas foi laureado com o título de ‘Campeão de Terra, Mar e Ar’, atribuído pelo COI – Comité Olímpico Internacional, por ter conquistado títulos em todas as modalidades que competia.

Além desse título único em todo o mundo, o Botafogo também foi ‘Campeão dos Pés à Cabeça’, considerando-se, à época, que o nosso clube foi “mais forte do que nunca, mais coeso do que sempre e mais vitorioso do que em todos os tempos” (Revista do Botafogo, 1963).

O Departamento de Propaganda do Botafogo anuncia que “conquistando os campeonatos de Futebol, que simboliza o de Terra, o do Remo, que é o de Mar, e o de Aeromodelismo que é o do Ar, o Glorioso marcou feito inédito em todo o mundo”.

Noutra notícia da autoria do mesmo Departamento é anunciado que “o título de Terra, Mar e Ar pasmou o Brasil inteiro. Jamais outra sociedade congénere conseguiu tal façanha.”

Porém, o Botafogo juntou a este o título de campeão dos pés à cabeça porque, “triunfando com a bola nos pés, no futebol, com as mãos, no Volibol, e com o cérebro no Xadrez, foi o campeão da cabeça aos pés, campeão de corpo inteiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...