domingo, 2 de janeiro de 2011

ESPECIAL: A Década do Botafogo


A estrela solitária voltou a brilhar em 2010. O Botafogou interrompeu uma sequência de vice-campeonatos para o Flamengo e derrotou o rival no Carioca deste ano. E não foi uma simples conquista. Teve sabor especial. O Glorioso venceu os dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) e não precisou jogar finais. Além disso, a arrancada para o título começou após uma goleada de 6 a 0 imposta pelo Vasco. Aí chegou Joel Santana. O resultado todos sabem: campeão estadual.

A década teve um rebaixamento para a Série B do Brasileiro, mas logo superado. O Botafogo voltou à elite nacional e passou por um processo de reorganização. A estrutura alvinegra melhorou. O Botafogo tem como casa o Engenhão, um dos estádios mais modernos do Brasil, e esperança de ter muito sucesso nos próximos dez anos.

Títulos:

2006 - Campeonato Estadual
2010 - Campeonato Estadual
Time ideal:
Jefferson; Joílson, Sandro, Juninho e César Prates; Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio e Zé Roberto; Dodô e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Jogo mais marcante:
Botafogo 2x1 Flamengo (2010)
Em disputa pela final do Estadual, após três derrotas seguidas para o rival, o Glorioso vence com gols da dupla de ataque Herrera e Loco Abreu, com cavadinha do último. Mesmo com uma equipe teoricamente mais fraca, o Alvinegro derrota o adversário que contavas com astros como Adriano, Vagner Love e Bruno. Jefferson ainda pegou um pênalti do Imperador. O jogo lavou a alma dos botafoguenses.

Jogo mais decepcionante:

River Plate 4x2 Botafogo (2006)
Oitavas de final da Sul-Americana. Mesmo sem ser uma decisão, o jogo teve proporções catastróficas e traumatizou o torcedor alvinegro. O Glorioso vencera o primeiro jogo por 1 a 0 e no segundo tempo batia os argentinos por 2 a 1 com um homem a mais em campo. A célebre frase " Tem coisas que só acontecem ao Botafogo" nunca se encaixou tão bem como desta vez, traduzindo bem a tragédia. Faltando pouco mais de 15 minutos, a equipe tomou três gols, sendo o último deles nos acréscimos e conseguiu a façanha de perder uma classificação encaminhada. Decepção é a palvara para este triste episódio.

Fonte: lancenet

2 comentários:

  1. Ridículo, ridículo, ridículo...

    O Botafogo deveria ter jogado contra o Boavista com o time titular! Tem taça? Vale título? Vai entrar com uniforme do time? Tem súmula? Vai passar na TV?

    Pô, entra pra VENCER!

    http://generalseveriano.wordpress.com/2011/04/25/um-ano-incomum/

    ResponderExcluir

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...