domingo, 26 de setembro de 2010

SEMIFINAL DA TAÇA RIO - Botafogo 3x2 Fluminense

Bota vira e elimina o Flu

Se o Botafogo estava mais perto da conquista do Campeonato Carioca do que os outros grandes do Rio de Janeiro, essa distância diminuiu mais na noite deste sábado.Em um jogo cheio de surpresas, o Bota venceu o Fluminense por 3 a 2, no Maracanã, e garantiu sua vaga na final da Taça Rio. O adversário do alvinegro na decisão será conhecido neste domingo, na outra semifinal que será disputada entre Flamengo e Vasco.

Caso conquiste o returno do Carioca, o clube de General Severiano levantará o caneco do Estadual antecipadamente, já que faturou a Taça Guanabara.

O Clássico Vovô começou a mil no Maracanã. Apesar de as equipes entrarem em campo com a formação defensiva composta por três zagueiros, Botafogo e Fluminense partiram para o ataque nos minutos iniciais. E logo aos quatro minutos aconteceu o primeiro gol. Túlio Souza levantou bola na medida para Loco Abreu mandar de cabeça, no canto do gol de Rafael: 1 a 0 Botafogo.

Com o placar aberto, o Bota acabou sumindo no Maracanã. Após o gol, o que se viu em todo o restante da primeira etapa foi quase um massacre tricolor. Aos oito minutos, após bate e rebate dentro da área, Leandro Guerreiro colocou a mão na bola e o árbitro assinalou a penalidade. Era mesmo um jogo cheio de surpresas: Fred desperdiçou a cobrança, mandando a bola no travessão.

Mas a superioridade do Fluminense se manteve. Com Everton e Conca no meio, o Tricolor criava muitos mais oportunidades e encontrava espaços deixados pelo Alvinegro com facilidade. A recompensa veio só aos 27, quando Diguinho cruzou com categoria para Fred que só teve o trabalho de cabecear para dentro da rede de Jefferson.

O empate alcançado ainda não traduzia o domínio do Flu dentro das quatro linhas. O Botafogo sentia a ausência de Lucio Flavio e não mostrava criatividade na saída de bola. E assim o Fluminense virou. Aos 31, Alan avançou pela direita e tocou nos pés de Fred, que girou com talento sobre Fábio Ferreira e chutou firmemente no canto esquerdo de Jefferson.

A segunda grande chance do Botafogo só apareceu aos 36 minutos, após cruzamento na área, Fahel cabeceou com força, mas a bola passou por cima do gol. Aos 47, outro susto: gol anulado do Fogão. Não foi à toa, já que Herrera, impedido, ajeitou a bola com as mãos e marcou em seguida.

Na volta ao jogo, mudanças no Bota. Joel Santana tirou Sandro Silva e Túlio Souza para colocar Caio e Edno, respectivamente. Deu certo. Com mais mobilidade, o alvinegro voltou para o segundo tempo com outra cara. Mais veloz, o Botafogo ganhou em poder de fogo com as substituições. Prova disso foi o gol de empate, que partiu dos pés de Edno. O meia levantou bola na área, Fahel se livrou da marcação e guardou a redonda no canto esquerdo do gol de Rafael, que se atrapalhou ao tentar a defesa.

O panorama do clássico mudava mais uma vez. Após o empate, o time de Joel reagiu e passou mandar no clássico. A estrela de Joel Santana já havia brilhado uma vez, com o passe de Tulio Souza (escolhido para substituir Lucio Flavio) que originou o primeiro gol.

Mas um personagem que definiu momentos importantes para o Botafogo durante a temporada voltaria a decidir. Caio justificou o apelido de Talismã e, aos 25 minutos, matou bola aérea no peito e chutou de longe para marcar o terceiro do Botafogo.

O Fluminense tentou desordenadamente encontrar o gol de empate e até obrigou Jefferson a fazer difícil defesa no fim do jogo, mas o Botafogo dominou o jogo e perdeu chance com Loco Abreu. O time de Joel Santana conseguiu segurar o jogo e garantir a classificação para a final da Taça Rio. Agora o Botafogo está a uma vitória de conquistar o título do Campeonato Carioca.

BOTAFOGO 3 X 2 FLUMINENSE

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/hora: 10/4/2010 - 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)

Cartões amarelos: Leandro Guerreiro, Antônio Carlos, Leandro Euzébio, Túlio Souza, Herrera, Alan, Gum

Cartão vermelho: Cássio (43'/2ºT)

GOLS: Loco Abreu 4'/1ºT (1-0), Fred 27'/1ºT (1-1), Fred 31'/1ºT (1-2), Fahel 15'/2ºT (2-2), Caio 25'/2ºT (3-2)

BOTAFOGO: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Caio - intervalo), Túlio Souza (Edno) e Somália (Marcelo Cordeiro - 48'/2ºT); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

FLUMINENSE: Rafael, Leandro Euzébio (Welington Silva - 27'/2ºT), Cássio e Gum; Mariano, Diguinho, Conca, Everton e Julio Cesar (Marquinho - 16'/2ºT); Alan (André Lima - 30'/2ºT) e Fred. Técnico: Cuca.

Fonte: Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...