quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Retrospecto do Botafogo em 2010

Campeonato Carioca:
a diretoria do Botafogo investiu bastante no time para a disputa do estadual, garantiu a permanência do goleiro Jefférson, contratou os atacantes Herrera e Loco Abreu, montou uma defesa forte com as contratações de Fábio Ferreira e Antônio Carlos, o começo foi dificil para o time, após a goleada sofrida de 6x0 diante do Vasco, o Clube demitiu o técnico Estevam Soares e trouxe Joel Santana que tratou logo de "sacudir, levantar a poeira e dar a volta por cima" Joel montou um time competitivo e com toda a sua experiência levou o Botafogo ao título estadual de 2010 vencendo os 2 turnos, o titulo mais impossivel que o Botafogo conquistou em toda sua história.

Copa do Brasil:
na Copa do Brasil o Alvinegro foi eliminado na 2ª fase para o Santa Cruz dentro do Engenhão,
sofrendo um gol nos acréscimos.

Homenagens e Comemorações:
No ínicio do ano a Torcida Alvinegra juntamente com o Clube "eternizou" Mané Garrincha no Engenhão ao lado do monumento dedicado ao seu compadre Nilton Santos, o grande ídolo Jairzinho também foi "eternizado" no Engenhão com uma estatua em sua homenagem, os monumentos são grandes obras do escultor Edgar Duvivier, O Glorioso completou em 2010, 106 anos de existência, comemorou também 21 anos do título histórico de 1989, e no último dia 25/09 o Glorioso comemorou 100 anos do Estadual de 1910.

Convocações:

O time que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira está novamente no cenário principal do país. Após ser representado por Garrincha, Didi, Nílton Santos, Zagalo e Manga, o Botafogo novamente coloca um jogador na Seleção pentacampeã Mundial. Em sua primeira convocação à frente do Brasil, o técnico Mano Menezes acabou com o jejum de 12 anos do Alvinegro ao escalar o goleiro Jefferson. A última vez em que o clube da Estrela Solitária esteve na equipe principal do país, foi na Copa do Mundo de 98, na França, quando os já veteranos Bebeto e Gonçalves conquistaram o vice-campeonato Mundial. Já o atacante El Loco Abreu representou o Glorioso na Copa do mundo de 2010 atuando pela Seleção do Uruguai.

Quebras de Tabus:

2010 foi o ano em que o Botafogo quebrou muitos tabus, o principal deles foi a conquista do Campeonato Carioca em cima do maior rival do Glorioso nos últimos anos, o Flamengo, após ser tri-vice pro Flamengo 2007/2008/2009, o Alvinegro conquistou em grande estilo e com direito a ''cavadinha'' de Loco Abreu no gol do título o título e quebrou o tabu de ser vice e acabou com a "fama" do quase, outro tabu quebrado foi vencer o São Paulo no Morumbi, o que não acontecia há 15 anos, desde 1995, quando o clube foi campeão brasileiro. além desses tabus o Botafogo também conseguiu ceder um jogador para a copa do mundo o que não acontencia desde 1998, o uruguai El Loco Abreu foi o Botafogo no Mundial de 2010 e o goleirão Jefférson recolocou o Glorioso na Seleção Brasileira.

Campeonato Brasileiro:

O Glorioso faz uma boa campanha no Brasileirão, brigando pelas primeiras posições na tabela o Time lutou até a ultima rodada para entrar no G3 e conquistar uma vaga na Libertadores da América de 2011. No meio do campeonato o Alvinegro sofreu uma baixa importante para o restante da temporada, o meia Maicosuel sofreu uma grave lesão e só voltou ao time em 2011. o time terminou em 6º lugar, a melhor campanha desde o titulo de 95

Um comentário:

  1. OUTRA COISA QUE NAO SEI SE NINGUEM REPAROU...E CREIO QUE ESSE FATO NUNCA NENHUM OUTRO CLUBE CONSEGUIRÁ: NO BRASILEIRÃO DE 2010 O BOTAFOGO EM 12 JOGOS, TURNO E RETURNO, CONTRA OS 6 TIMES DE SÃO PAULO, NÃO PERDEU NENHUM JOGO, OBTENDO 5 VITÓRIAS E SEIS EMPATES, SENDO QUE O EMPATE COM O CORINTHIAS EM SAO PAULO, NOSSO BOTA FOI NITIDAMENTE GARFADO.

    ResponderExcluir

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...