terça-feira, 27 de outubro de 2009

1990 - Botafogo Bi-Campeão Carioca



A volta olímpica da caravela

Um dos episódios mais marcantes deste campeonato ocorreu na final no campeonato, quando Botafogo e Vasco fizeram a decisão, saindo o Botafogo vitorioso e conquistando o título. Porém, na ótica dos vascaínos deveria ser disputada uma prorrogação devido a uma interpretação duvidosa do regulamento.

Dizia o regulamento que a final seria disputada entre os campeões da Taça Guanabara (no caso o Vasco) e da Taça Rio (no caso o Fluminense). Porém caso um terceiro time somasse mais pontos ao final dos 2 turnos, este seria considerado "bye" (no caso o Botafogo), aguardando o confronto entre os 2 primeiros. Nesta "semifinal" o Vasco derrotou o Fluminense por 1x0.

A polêmica se estabeleceu porque o Vasco considerou que por ter ganho este jogo ele ganharia 2 pontos que poderiam ser computados aos ganhos anteriores, e ao término do jogo contra o Botafogo, no qual saiu derrotado, ambos estariam empatados em pontos, o que forçaria uma prorrogação.

Após a comemoração dos jogadores do Botafogo, eles deixaram o gramado do Maracanã, se recusando a disputar a prorrogação. Com isso o Vasco considerou que o Botafogo abandonou o campo, se autoproclamando campeão. Como a taça havia sido levada pelos botafoguenses, os jogadores do Vasco pegaram uma caravela levada por algum torcedor da Geral e deram uma "volta olímpica".

Após o episódio, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro deu razão ao Botafogo, confirmando o título.

O Botafogo se sagrou Bicampeão Estadual em 1990, após uma campanha quase invicta novamente (perdeu apenas 1 jogo para o América de Três Rios).

Esta foi a campanha do Campeão:

Botafogo 0x0 América – (Maracanã) e 0 x 0 (Caio Martins).

Botafogo 1x0 América (TR) – (Caio Martins) e 0 x 1 (Artur Ribas – Três Rios).

Botafogo 2x1 Americano – (Caio Martins) e 0 x 0 (Godofredo Cruz).

Botafogo 2x2 Bangu – (Caio Martins) e 0 x 0 (Proletário).

Botafogo 0x0 Cabofriense – (Alair Corrêa) e 5 x 3 (Caio Martins).

Botafogo 1x0 Campo Grande – (Caio Martins) e 2 x 0 (Ítalo del Cima).

Botafogo x Flamengo – 2 x 1 e 2 x 0 (ambos no Maracanã).

Botafogo x Fluminense – 2 x 0 e 0 x 0 (ambos no Maracanã).

Itaperuna – 0 x 0 (Jair Bittencourt) e 1 x 0 (Caio Martins).

Botafogo 1x0 Nova Cidade – (Ítalo del Cima) e 4 x 0 (Caio Martins).

Botafogo x Vasco – 1 x 1, 1 x 1 e 1 x 0 (todos no Maracanã).

Total de Jogos: 23; Vitórias: 12; Empates: 10; Derrota: 1; Gols Pró: 28; Contra: 10.

A final foi contra o C.R. Vasco da Gama no Maracanã: Botafogo 1x0 (gol de Carlos Alberto Dias)

BOTAFOGO 1 x 0 VASCO

Data: 29 / 07 / 1990

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)

Público: 35.083

Árbitro: Cláudio Garcia

Gol: 1° tempo: 0 a 0; Final: Botafogo 1 a 0, Carlos Alberto Dias

Botafogo: Ricardo Cruz, Paulo Roberto, Wilson Gottardo, Gonçalves e Renato Martins; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Djair (Gustavo); Donizete, Valdeir e Carlos Alberto Dias. Técnico: Joel Martins da Fonseca.

Vasco: Acácio, Luiz Carlos Winck, Célio Silva, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Tita, Sorato e William (Roberto Dinamite). Técnico: Alcir Pinto Portela.

Um comentário:

  1. O título de 1990 foi uma coisa fantástica para o clube, pois deu continuidade a retomada dos títulos que foi iniciada 1 ano antes no inesquecível título das "combinações" dos números mágicos de 1989 e abriu uma década realmente gloriosa para o clube em todos os sentidos. Realmente eternos os anos de 1989/1990; PARA SEMPRE BOTAFOGO!!!

    ResponderExcluir

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...