segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Botafogo na Década de 40

Fundado o Botafogo atual em 1942, apesar dos craques que desfilaram com a sua camisa, como Gérson dos Santos, Zezé Procópio, Sarno, Tovar e Heleno de Freitas, o alvinegro só conseguiu reconquistar o título carioca em 1948. Curiosamente, no ano em que Heleno, o principal artilheiro do time então, havia sido vendido para o argentino Boca Juniors.
Após quatro vice-campeonatos seguindos nos anos de 1944, 1945, 1946 e 1947, em 1948, foi conquistado o primeiro título no futebol sob o novo nome. Aquele campeonato traria ainda uma novidade: era a primeira vez que o clube utilizaria numeração nas camisas de seus uniforme. O Botafogo estreou no campeonato perdendo por 4 a 0 para o São Cristóvão. Ao fim de jogo, o presidente Carlito Rocha garantiu que o time não perderia mais e que seria o campeão. O clube havia acabado de efetivar o ex-centro-médio Zezé Moreira como técnico para tentar acabar com a série de 12 anos sem o título. Mas, guiado pelos gols de Octávio de Moraes e de Sylvio Pirillo, pela fé e superstição de Carlito Rocha e por Biriba, um cãozinho preto e branco adotado como mascote, o time obteve 17 vitórias e dois empates nos outros 19 jogos. Resultado: ganhou o título, derrotando na final o apelidado Expresso da Vitória do Vasco. A decisão foi em General Severiano, no dia 12 de dezembro de 1948, e o Botafogo venceu por 3 a 1. O Botafogo jogou com Osvaldo Baliza, Gérson dos Santos e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octávio e Braguinha. Foi o primeiro título de Nílton Santos, que logo se transformaria em lenda do futebol brasileiro.

6 comentários:

  1. Até hoje o botafogo não teve um lateral esquerdo com a dimensão do futebol do nilton santos.

    ResponderExcluir
  2. Esse time de 1948, q venceu o expresso da vitória, e conquistou o titulo depois de cinco vices, foi o meu time inesquecível.

    ResponderExcluir
  3. Era um time admirável e contava com a fé do inesquecível carlos Martins da rocha,o popular Carlito rocha.

    ResponderExcluir
  4. Na participação de 04/10/2016,cometi um engano.O botafogo foi vice campeão quatro vezes antes de conquistar o título de 1948.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, até hoje não consegui identificar qual o escudo é mais bonito.O do club de regatas botafogo,botafogo futebol clube,botafogo de futebol e regatas.

    ResponderExcluir
  6. O presidente Carlito Rocha era muito supersticioso e achou que enquanto o botafogo tivesse Heleno de Freitas em seu time o glorioso não seria campeão. Por isso, negociou o atacante com o Boca Junior. O botafogo então conquistou o titulo de l948.

    ResponderExcluir

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...