segunda-feira, 26 de outubro de 2009

1942 - Nasce o Botafogo de Futebol e Regatas

Até 1942, o clube da "Estrela Solitária" e o "Glorioso" apesar de serem ambos alvinegros e com o mesmo nome, tiveram vidas paralelas, mas sempre entrelaçadas. Enquanto o clube de regatas contava com o Palacete do Mourisco, a beira mar; o de futebol tinha o exuberante Palacete de General Severiano.

Várias familias alvinegras frequentavam ambos os clubes e o desejo de uma união aumentava a cada dia.

Quis o destino que no dia 12 de junho de 1942, no Mourisco, estivessem frente a frente para a disputa de um jogo de basquete, válido pelo campeonato carioca, as equipes da "Estrela Solitária" e do "Glorioso". No intervalo, o atleta Armando Albano, do "football" teve um mal súbito e morreu. A partida foi paralisada e nunca mais disputada.
A morte de Albano marcou o fim da disputa entre os 2 clubes, e a partir daquele momento o BOTAFOGO seria um só.
No dia 8 de dezembro de 1942 ocorreu então a fusão definitiva, nascendo o Botafogo de Futebol e Regatas.

A equipe passa a adotar calções pretos e o monograma do escudo B.F.C. é substituído pela "Estrela Solitária.

2 comentários:

  1. Boa tarde.

    BOTAFOGO 5 x 1 AMÉRICA MINEIRO
    Data: 31 / 01 / 1943
    Local: Otacílio Negrão de Lima, Belo Horizonte
    Árbitro: Francisco Trindade
    Competição: Amistoso
    Gols: González (2), Patesko, Magnones e Pascoal p/o Botafogo; Baiano p/o América Mineiro
    Botafogo: Ary (Aymoré Moreira), Caieira e Hernandez (Borges); Ivan, Hélio Leite e Santamaria; Patesko (Afonsinho), Magnones, González (Pascoal), Geninho e Pirica. Técnico: Carvalho Leite
    América Mineiro: Mozart, Pescoço (Caran) e Lula; Zezé, Ferreira (Colecionado) e Célio Bizoti; Cabral, Gabardinho, Baiano, Alfredinho e Silvério. Técnico: ?
    Obs: Primeira partida após a fusão do Club de Regatas Botafogo (fundado em 01-07-1894) com o Botafogo Football Club (fundado em 12-08-1904)
    Fontes: A Noite e Jornal dos Sports

    Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir
  2. Alguns jogadores q participaram dessa partida,como aymoré,patesko,paschoal,já estavam em final de carreira.Outros,como,ary,ivan,caieira e geninho,começavam suas carreiras.

    ResponderExcluir

Luiz Fernando provoca o Flamengo na semifinal, Carli faz gol no último minuto e Gatito garante o Título Estadual de 2018

Gatito comemora a defesa do título Gol de Joel Carli no último minuto que levou a decisão por penâlti.  Defesa do título ca...